domingo, 30 de junho de 2019

QUÍMICA ATRAVÉS DO TEMPO

Olá, Pessoas!!!

Outra vez aqui pra postar uma ideia legal sobre os conhecimentos históricos da química.

Participei em um Projeto de Recusos Educacionais Abertos e por isso resolvi iniciar um projeto com meu irmão, criamos uma história ficcional. Um projeto sobre algumas histórias antigas de nosso avô (que são recheadas de química, afinal nosso avô era um excelente professor).

O áudio drama desenvolvido por mim e meu irmão, é baseado nas histórias de experiências de um "professor de química" que conta para os netos (menina EVA e menino WALTER), alguns fatos históricos que mostram como a química é importante para o mundo.

Estas abaixo são imagens dos programas que utilizamos na produção do áudio drama:
gravação de áudios


edição de áudios


Sites de áudios usados para os fundos:

  • http://bbcsfx.acropolis.org.uk/
  • https://www.youtube.com/audiolibrary/music
  • https://freesound.org/
  • http://eng.universal-soundbank.com/sounds.htm
  • https://www.boomlibrary.com/
  • http://soundbible.com/tags-base.html
  • http://99sounds.org/
áudios baixados 1


áudios baixados 2


Software usado na produção do livro digital, acessem o link e viaje nessa leitura maravilhosa:
capa do livro
https://www.canva.com/design/DADdm6yA9Z0/MX_EL7iiSUD5_Y-Ts_O0Rg/view?utm_content=DADdm6yA9Z0&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=sharebutton


contra-capa do livro



















o áudio-drama foi publicado no site Sound Cloud, acessem o link e divirtam-se ouvindo estas histórias incríveis:

https://soundcloud.com/user-933103391/quimica-atraves-dos-tempos
ou
https://is.gd/WhqtQA

E como última mídia do projeto utilizamos deste blogger para divulgação de conteúdos educacionais de química.


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - Campus Coxim
Curso: Licenciatura em Química
Disciplina: Educação e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)
Professora: Gesilane de Oliveira Maciel José
Alunos (as): Midiely Silva, Lucas Allan, Eder Mello e Karine
licença CC-BY.



isso é tudo galera, fiquem com a química.

BJS2

terça-feira, 18 de junho de 2019

PROJETO MARATONA DA QUÍMICA DO IFMS-CX

Olá pessoas!!!
          Estou aqui novamente com vocês e quero trazer um pouco sobre um projeto que o Instituto Federal de Mato Grosso realiza todos os anos, desde 2017
Troféu e medalhas
Maratona de 2017
Maratona de 2018

 


          











          O projeto chama-se Maratona de Química, este trabalho trazer uma ação muito legal
na vida dos estudantes da licenciatura em química. O evento tem por objetivo divulgar o ensino de Química e propiciar um contato mais efetivo dos discentes bolsistas do PIBID/IFMS com estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de Coxim e região.

       Nessa Maratona teremos várias atividades, mas para isso, foi organizado um material de apoio (apostila com conteúdos resumidos) para que os alunos do ensino médio pudessem se preparar. Todas as atividades do evento é inserido um conteúdo de química, então não importa a prova, sempre vai ter um conhecimento a mais para ser adquirido.

PROVAS APLICADAS NO EVENTO:

Trilha Ecológica de 2018

     
                                             



 
Maratona de 2018
Alunos participantes da MaratonaAlunos realizando experiências
Maratona de 2017
  • Sala de jogos: caracterização, mascote, grito de guerra, texto dos elementos químicos.
  • Trilha Ecológica
  • Laboratório de Química
  • Visitação á biblioteca          
  • Teatro
  • Quíz Químico
          O evento começa por volta das 7h e 30min em um dia específico de cada ano sempre no mês de outubro ou novembro, quem organiza é os acadêmicos do curso de química do IFMS-COXIM, os acadêmicos têm de 6 a 7 meses para organizar o evento, pensar nas provas que irão ser realizadas e sempre levando em consideração a aprendizagem dos alunos que virão ao evento.
                Uma coisa legal que acontece é que as atividades são testadas e debatidas em conjuntos com os professores orientadores e dessa forma a organização fica mais que perfeita. O evento a cada ano que passa conta com um numero maior de participantes, pois em 2017 foram um total de 120 alunos, já em 2018 foram 200, e conseguir organizar a galera toda nesse evento é realmente uma tarefa desenvolvida com maestria pelos organizadores.
            Outra ideia legal desse evento é a temática, isso especifica melhor os conteúdos de química que serão trabalhados durante as provas e levanta as expectativas dos estudantes, assim como a apostila passa para os alunos um estímulo para estudar e se preparar para a competição das atividades.
           Importante ressaltar para vocês que este evento não cobra nenhuma taxa de inscrição ou coisa do tipo, além de tudo é uma oportunidade pra quem quer testar seus conhecimentos e conhecer um pouco mais do mundo da ciência
             por hoje, isso é tudo galerinha, então fiquem com a química.
BjS2

segunda-feira, 17 de junho de 2019

QUÍMICA DO SABONETE


Olá, pessoas!!!




Hoje vou postar para vocês sobre um curso de sabonetes que eu fiz no IFMS campus Coxim, este cursinho foi realizado na semana de meio ambiente do ano de 2017.

Essa é uma ideia legal pra quem gosta de criar e inovar em casa, acompanha ai galera!!!

Material necessário

1kg de base glicerinada;
70 ml de essência de sua preferência;
100 ml de lauril;
Corante cosmético de sua preferência;
50 ml de extrato calêndula/capim cidreira ou qualquer outro de sua preferência
100 g de semente de maracujá (caso queira fazer o sabonete esfoliante)


Obs: Lembrando que essas quantidades devem ser seguidas, pois o sabonete pode não endurecer, caso as quantidades não sejam respeitadas.

Modo de fazer:

Corte a base glicerinada e derreta-a em banho Maria.
Com a base totalmente líquida, adicione a essência de sua preferência, o lauril, o extrato de calêndula e algumas gotas do corante e misture lentamente para que não crie bolhas. 

Coloque a mistura em formas e deixe secar naturalmente até que suas barrinhas modeladas de sabonete estejam prontas para serem usadas.




Historicamente falando:

    O sabonete é uma evolução do sabão utilizando produtos mais nobres na sua fabricação, tais como: glicerina, extrato glicólico, corantes e aromatizantes, utilizando a mesma química empregada na produção de sabão.

        Segundo historiadores, o sabão foi inventado pelos fenícios por volta de 2500 A.C. Eles ferviam água com banha de cabra e cinzas de madeira, obtendo o sabão pastoso. O sabão sólido só apareceu no século VII, quando os árabes descobriram o processo de saponificação, com mistura de óleos naturais, gordura animal e soda cáustica, que depois de fervida endurece formando o sabão em pedra.


      Mais tarde os espanhóis, tendo aprendido a lição com os árabes, acrescentaram-lhe óleo de oliva, para dar um cheiro mais suave ao sabão. “A palavra “saponificação” teve sua origem no Monte Sapo, onde se realizavam sacrifícios de animais” (PERUZZO; CANTO, 2003, p.196). Já nos séculos XV e XVI várias cidades europeias tornaram-se centros produtores de sabão, entre elas Marselha, na França, e Savona, na Itália. Foi da cidade de Savona que os franceses criaram a palavra Savon, sabão, e o diminutivo Savonnette, sabonete.

Quimicamente falando:


       Atualmente, o sabão é obtido de gorduras (de boi, porco, carneiro etc.) ou de óleos (de algodão, vários tipos de palmeiras etc.). A hidrólise de glicerídeos é denominada, genericamente, de reação de saponificação porque, numa reação deste tipo, quando utilizamos um éster proveniente de um ácido graxo, o sal formado recebe o nome de sabão.
     A água é um solvente polar que possui uma tensão superficial elevada. Os sabões são formados por moléculas que possuem uma cadeia carbônica longa, apolar e, portanto, solúvel em gorduras, sendo que sua extremidade o grupo carboxilato (-COO-), que é polar e, portanto, solúvel em água. Portanto o sabão remove a gordura porque sua parte apolar atrai a gordura, possibilitando a formação e a solubilização de gotículas de gordura na água, conforme figuras 2 e 3 abaixo: (FELTRE, 2004, p.346 e 347).

Isso é tudo por hoje pessoal, fiquem com a Química. 
bjS2!!

domingo, 16 de junho de 2019

CURIOSIDADES QUÍMICAS

Olá, pessoas!!!

Hoje vou trazer para vocês alguns assuntos curiosos do mundo da química, espero que vocês gostem.


A química é cada vez mais importante para o meio ambiente, a qual tem buscado apresentar soluções para quebrar as regras da necessidade de consumo dos recursos naturais, posicionando para a preservação ambiental.

Muitos acreditam que os processos químicos são prejudiciais ao meio ambiente,
contudo a química pode proporcionar grande auxílio no equilíbrio do mesmo. O desafio é
conscientizar os homens do consumo desenfreado dos recursos não renováveis, e produzir novas tecnologias capazes de reduzir o consumo produzindo materiais biodegradáveis, que possam minimizar a exploração e os impactos ambientais. O aumento da expectativa de vida, o saneamento, a desinfecção da água, o ganho de produtividade no campo da agricultura, são exemplos de como a química contribui de forma positivamente para o meio ambiente e qualidade de vida.


Dentre algumas das providencias que podemos tomar de imediato são:

-Diminuir o uso de carros pode amenizar a liberação de CO2 na atmosfera.

-Diminuir as queimadas nas áreas urbanas e rurais.

-Diminuir a quantidade de lixos.

-Diminuir usos de agrotóxicos



VEÍCULOS



Os veículos automotores são os principais causadores da poluição atmosférica em todo mundo. As emissões de gases poluentes causadas por veículos carregam diversas substâncias tóxicas que, em contato com o sistema respiratório, podem produzir vários efeitos negativos sobre a saúde. Nas grandes cidades o problema da poluição do ar tem-se constituído numa das mais graves ameaças à qualidade de vida de seus habitantes. A saúde é afetada diretamente por problemas que vão desde os respiratórios ao stress, devida às emissões de CO2 produzidas pelos veículos. Em épocas de estiagem os índices de umidade se mostram abaixo do “aceitável”.


A impermeabilização do solo nas cidades também se dá devido ao intenso numero de veículos nas ruas e tendenciosamente se espalha por toda a cidade. A impermeabilização também é um dos principais causadoras de alagamentos e enchentes. Há quem diga que a construção de novas vias para o transito de veículos não é a solução já que impulsionaria os motoristas utilizarem mais seu carro.


QUEIMADAS
Resultado de imagem para queimadas no brasil

           As pessoas usam as queimadas como uma forma de melhorar a fertilidade do solo, entretanto as queimadas em nada acrescentam ao mesmo, pois promovem rápidos, temporários, enriquecimento do solo. Ainda quando feitas tecnicamente, o empobrecimento continuado da terra acarreta danos para o ecossistema, no entanto, com o decorrer dos anos e avanços tecnológicos busca-se tornar essa prática cada vez mais rara. 


          A névoa seca que escurece os céus, pelas queimadas, é uma demonstração visível dessa enorme perda de nutrientes. Nessas mesmas fumaça e cinzas, uma boa parte do nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre entram em suspensão no ar sob a forma de micropartículas de cinza, constituindo a parte visível da fumaça. Desta forma, a grande perda de nutrientes provocada pelo fogo é transferida para a atmosfera


LIXOS


   O descarte de lixos tem sido uma das maiores problemáticas ambientais para a humanidade, na maioria das vezes o lixo é descartado de forma inadequada sem qualquer preocupação com os impactos ambientais causados por ele. Atualmente no Brasil, as leis ambientais procuram banir/extinguir de alguma forma todos os lixões a céu aberto privilegiando a seletividade dos resíduos sólidos e também a reciclagem e reutilização dos rejeitos, conforme previsto na Lei nº 12.305/10. 

Resultado de imagem para imagens de lixões a céu aberto 
   
   As emissões de gases do tipo CO2 é um dos mais prejudiciais para a atmosfera, podendo causar o efeito estufa tanto a nível local quanto global. O mesmo pode ser emitido pela grande quantidade de queima dos combustíveis fósseis, aumento das indústrias de minerais, descartes inadequados de alumínios e outros produtos químicos, desmatamentos e queimadas, entre outros. Para diminuir essa emissão de dióxido de carbono, faz-se necessário a presença de plantas que realizem fotossíntese e produzam o O2, que é o mais eficiente para a saúde e sobrevivência humana.

  Outro gás que vem afetando o meio ambiente é a liberação do gás Metano (CH4), provocado pelos lixos, pela crescente criação de ruminantes (gados, búfalos, ovelhas, etc.) e pelos reservatórios de hidrelétricas.

AGROTÓXICOS


       Os agrotóxicos podem ser definidos como produtos químicos usados na lavoura, na
pecuária e mesmo no ambiente doméstico: inseticidas, fungicidas, acaricidas, nematicidas,
herbicidas, bactericidas, vermífugos.


    Ao observar alguns rótulos de inseticidas, temos como exemplo o DDT (podemos encontrar a fórmula de C14H9Cl5), um inseticida altamente tóxico aos seres vivos por ser sintetizado pela reação química entre o clorobenzeno e o cloral. Para a natureza, esse produto é muito prejudicial, pois demora bastante para se decompor completamente no meio ambiente. As ligações químicas entre um Cl-C afetam as propriedades químicas de um composto orgânico e consequentemente o seu comportamento toxológico. De maneira geral, a introdução de um átomo de cloro em uma molécula orgânica eleva a reatividade química e biológica do composto, aumentando, então consideravelmente a toxidade dessas substâncias.


REFERENCIAS
https://www.ecodebate.com.br/2012/08/14/os-impactos-do-automovel-no-meio-ambiente/

http://www.gota.eng.br/downloads/teses/tesefrancisconeto.pdf

https://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2018/06/27/144458-anvisa-lista-riscos-de-nove-agrotoxicos-proibidos-para-alertar-sobre-impacto-de-possivel-mudanca-em-lei.html

https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/16853/principais-focos-e-fontes-de-queimadas-no-brasil-e-suas-causas

sábado, 15 de junho de 2019

PROJETOS QUE CONTRIBUEM PARA FORMAÇÃO ACADÊMICA

Oie, pessoal!!


Estamos aqui de novooooo!!!

Os projetos científicos contribuem para o conhecimento e tem a sua importância dentro de cada pesquisa. Sem um projeto de pesquisa, os pesquisadores lançam-se a um trabalho inseguro, desorientado, redundando em desperdício de esforços e recursos.


Pessoal, vou compartilhar com vocês hoje um projeto meu e do meu irmão, pois tivemos uma disciplina que exigiu de nós esse esforço que contribuiu para a nossa formação acadêmica.


1 PASSO: primeiramente criamos um esboço/planejamento de como seria o projeto final, pensamos no tema e chegamos a conclusão de criar um áudio drama com história da química.


2 PASSO: realizamos uma pesquisa bibliográfica



3 PASSO: definimos os roteiros e as dias de gravações


4 PASSO: convidamos alguns amigos para dublar alguns personagens e fizemos outros papéis.


5 PASSO: uma das mais dificultosas tarefas foi a de editar cada áudio e montar o drama inteiro.


6 PASSO: criamos um teaser, uma espécie de trailer para nosso áudio drama.


Depois de tudo isso, criamos um blog e um livro digital e o mais incrivel em tudo isso é que nos baseamos nas histórias que o meu avô contava para nós quando eramos crianças, ele era um ótimo professor de química e cada história que ele inventava parecia ter sido vivida com emoções.



terça-feira, 11 de junho de 2019

PERSONALIZAÇÕES: TEMAS DA QUÍMICA

Boooom Diiiiaa Pessoaal!
Estão todos bem? Espero que sim, porque hoje eu resolvi fazer um post sobre alguns modelos de camisas de química para turmas de faculdade ou escola que querem andar na moda, mas ainda assim expressar todo amor por nossa ciência mãe!

Para isso, eu fucei até os confins da internet procurando alguns modelitos de arrasar a reação!
confiram:



Camisa 1 (Modelete)
Adooorei! Apesar de ter algumas imagens que não são diretamente ligadas a química, essa modelinho é muito fofuxa genteee! Além do mais, que pessoa que se prese, não quer ficar tão bem de jaleco, quanto nossa modelo?

Camisa 2 - na verdade não é camisa
Olha só que idéia legal, apesar de não ser uma camisa propriamente dita, é uma baita frase motivacional né gentee! Quem não quer lacrar com uma dessa?!

Camisa 3 - Café é Vida
Preciso falar do motivo de usar essa camisa (estampar na frente do peito que café é vida),nééé?


Camisa 4 - Lindoona
Adorei essa pela sua simplicidade, uma estampa bem simples né gente ? (sarcasmo)

Camisa 5 - Science Bit**
Pra quem não quer se limitar á tão amada química, ou para os amantes da ciência. Temos esse lindo modelito.




Por ultimo mas não menos importante... 




Para todos nós!

domingo, 9 de junho de 2019

ARTIGOS CIENTIFICOS

Olá, pessoal!!
Tudo bem?

Hoje quero compartilhar com vocês algum detalhes sobre o tema Artigos Científicos, esse é um tema que a maioria dos acadêmicos as vezes houvem falar no primeiro semestre e se sentem perdidos em relação ao tema.

Mas, a pergunta que não quer calar é: 

O QUE É ARTIGO CIENTIFICO?

Então, eu deixa que eu defino pra vocês, os artigos de punho científicos nada mais é que uma publicação acadêmica de autoria declarada que apresenta e discute resultados, ideias, métodos, técnicas e processos produzidos em uma determinada pesquisa científica produzida pelas diversas áreas do conhecimento.

COMO PRODUZIR UM ARTIGO?


Os acadêmicos podem fazer relatos de experiencias em projetos de pesquisas e para isso devem ler outros artigos, teses e livros, uma das maiores dificuldades é consegui elaborar o artigo com as norma da ABNT, fora isso tudo certo, é só ter um orientador e tentar desenvolver o trabalho escrito.

PARA ONDE ENVIAR ARTIGOS?


Existem vários eventos por todo país em que os graduandos podem enviar seus trabalhos, que além de tudo podem participar dos eventos e assistir as palestras, apresentações de trabalhos completos e resumos e minicursos, acarretando para si certificados que contribuíram para as horas extras curriculares.

               Então galera, espero ter esclarecido algo sobre os artigos científicos pra vocês.

BJS2